CURRÍCULOS

 Adwilhans Luciano de Souza: 

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002). Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar (2008). Pós-graduação em Direito Eleitoral pela Universidade Positivo. Servidor da Justiça Eleitoral desde fevereiro de 2010. Oficial de Gabinete do TRE/PR.


Antonio Franco Ferreira da Costa Neto:

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Aprovado no concurso para Juiz Substituto do Estado do Paraná em 1998. Exerceu as funções de Juiz Auxiliar da Presidência do TRE/PR no segundo semestre do ano de 2016, sem prejuízo, e cumulando com as de JUIZ ELEITORAL DA 2ª ZONA DA CAPITAL, Diretor do Fórum Eleitoral e Supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba – CAE, além das regulares na jurisdição Estadual do 1º Juizado Especial Cível de Curitiba, as quais exerce até hoje. Foi membro do Tribunal Regional Eleitoral na classe dos juízes de direito entre os anos de 2017 e 2019.  Foi Diretor-Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná entre os anos de 2018 e 2019.


Danielle Cidade Morgado Maemura 

Especialista em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela Associação Brasileira de Direito Constitucional - ABDConst. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1994). Coordenadora e co-autora do livro Registro de Candidaturas Eleitoral,l - Abordagem Teórica e Prática, Editora Instituto Memoria, 2020. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1994). Servidora da Justiça Eleitoral desde 1995, tendo atuado como Chefe da Seção de Autuação e Distribuição (2006/2009), Coordenadora Processual (2009/2016), e atualmente, como Secretária Judiciária (desde 2016).


Eloísa Helena Machado: 

Filha de Ivo Machado e Dirce Bigaiski Machado. Nasceu em Curitiba. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Foi servidora do TRE/PR de 1995 a 2003. Ingressou no MPF em fevereiro de 2003. Membro do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral – GENAFE (início junho 2020). No exercício do cargo de Procuradora da República, desempenhou as seguintes funções: - Membro do Conselho Penitenciário do Paraná; - Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão; - Coordenadora do Presídio Federal de Catanduvas/PR; - Representante da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (direitos indígenas e minorias) do MPF no Paraná. - Representante da 7ª Câmara de Coordenação e Revisão (controle externo da atividade policial e sistema prisional) do MPF no Paraná. Atua junto à Corte Eleitoral do Paraná desde outubro/2017: como Procuradora Regional Eleitoral até setembro/2021; como Procuradora Regional Eleitoral Substituta desde outubro/2021 e membro da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as eleições 2022. 


Fernando Celso Torres

Atualmente sou responsável pela área de saúde dos servidores da Justiça Eleitoral do Paraná, com atividades que vão do acompanhamento dos afastamentos, os motivos e os prazos, até a fiscalização do contrato de plano de saúde da instituição. Mas nem sempre foi assim... Após a formação em Direito, tive anos de atividade na área jurídica, em que trabalhei na advocacia eleitoral, administrativa e constitucional, bem como dentro da própria Justiça Eleitoral do Paraná e de Santa Catarina. Estou desde 2013 atuando na gestão de pessoas e o gosto pela área me fez fazer alguns cursos e, dentre eles, sou certificado Master pela SLAC/IAC, em "Life and Business Coaching", além de pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas. Em 2018, na busca por mais conhecimento sobre as pessoas, iniciei a graduação em Psicologia, na FAE Centro Universitário, em Curitiba, com o objetivo de também atuar como Psicólogo. Além disso, por me apaixonar pela Psicanálise, fiz a pós-graduação em Psicanálise na Universidade Positivo e tenho intensificado meus estudos nesta área. Com isso, tenho usado os conhecimentos para contribuir com a área de gestão de pessoas da Justiça Eleitoral do Paraná e na atuação como Psicólogo Clínico.

Fernando Wolff Bodziak: 

Natural de Curitiba/Paraná.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desde 2004, e atualmente Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Paraná – Biênio 2022-2024. Presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil – Gestão 2023-2024, tendo sido 2º Secretário da entidade na Gestão 2022-2023. É também Presidente do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos do Paraná – OIDH, desde 2021, e Presidente do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude do Paraná – CONSIJ-PR, desde 2019, tendo ocupado a mesma cadeira nos anos de 2010 e 2014. Membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – CEJA/PR desde 1996, tendo sido Vice-Presidente no período de 2007 a 2010. Membro individual da Association Internacionale des Magistrats de La Jeunesse et de La Famille, sediada em Paris, desde janeiro de 1997. Foi eleito 2° Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em agosto de 2014, exercendo o mandato até janeiro de 2017. Foi Vice-Presidente da Associação de Assistência Médica Hospitalar dos Magistrados no Estado do Paraná – JUDICEMED/AMAPAR – Gestão 2010-2011, tendo sido Diretor Administrativo e Financeiro na Gestão 2008-2009. Atuou como professor convidado da Escola da Magistratura do Paraná – EMAP para os Cursos de Formação Básica de Juiz Substituto entre 1997 e 1999. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR – Turma 1985. Aprovado no Concurso Público para Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em 1989, exerceu a judicatura nas Comarcas de Jacarezinho, Cândido de Abreu, Imbituva, Umuarama, Guarapuava e Ponta Grossa. Em Curitiba assumiu a titularidade da então única Vara da Infância e da Juventude, onde permaneceu até ser removido, por opção, em março de 1997, para a 2ª Vara da Infância e da Juventude de Curitiba, especializada em guarda, tutela e adoção (nacional e internacional). Ascendeu ao cargo de Juiz do Tribunal de Alçada do Paraná em setembro de 2004, até ser promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em dezembro daquele ano.


Flavia da Costa Vianna: 

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), turma de 1995 e Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ) e em Direito Público, pela Escola da Magistratura do Paraná. Intercâmbios e cursos no exterior na Université du Quebec à Montreal, Harvard University, Columbia University e Escola Nacional de Administração Pública da Organização das Nações Unidas (ONU). Advogou no escritório do professor Egas Dirceu Moniz de Aragão (1993/1995 e 1997/1998) e no Departamento Jurídico da multinacional Philip Morris/Kraft Foods (1999/2001). Ingressou na Magistratura em 2001, como juíza substituta na Seção Judiciária de Guarapuava, atuando depois na Seção Judiciária de Paranaguá. Em 2003 assumiu como juíza titular da Comarca de Santo do Lontra, passando depois pelas Comarcas de Coronel Vivida, Arapongas e Foz do Iguaçu. Em Curitiba desde 2006, atualmente é juíza titular do 11º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital. Atuou também como juíza eleitoral da 101ª zona eleitoral de Coronel Vivida (2003/2004) e da 4ª zona eleitoral de Curitiba (2018/2020). De forte atuação institucional em diferentes órgãos do Judiciário, participou e coordenou projetos no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de ações relacionadas ao Associativismo Internacional de Magistrados e atuação em diversos eventos nacionais e internacionais. Foi Diretora-Executiva da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná entre os anos de 2021 e 2022.


Frederico Rafael Martins de Almeida: 

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania. Professor titular de Direito Eleitoral no Centro Universitário UniOpet, da pós-graduação em Direito Eleitoral e Partidário no Centro Universitário UniBosco e convidado da pós-graduação em Direito Eleitoral e Político na Universidade Positivo e no Centro Universitário Internacional (Uninter). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político. Editor Executivo da Revista Brasileira de Direito Eleitoral e Ciência Política - Paraná Eleitoral e Membro do Conselho Consultivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná. Co-autor das obras Registro de Candidaturas (2ª edição) e Propaganda Eleitoral: Poder de Polícia, Direito de Resposta e Representação Eleitoral pela Editora Instituto Memória. Analista Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.


Gabrielle Ana Selig Shiohara:

Bacharel em Direito e Psicologia pela Universidade Federal do Paraná.Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná.Pós-graduanda em Psicanálise e Contemporaneidade pela PUC/RS. Secretária de Gestão de Pessoas do TRE/PR.


Gilmar José Fernandes de Deus: 

Pós-graduado em Desenvolvimento em Ambiente Web – PUC/PR – 2002. Mestre em Inteligência Artificial -  PUC/PR – 2004. Pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação – FAE – 2008. Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial – FAE – 2017. Pós-graduado em Direito Eleitoral – FMP/RS – 2019. Secretário de Tecnologia da Informação do TRE/PR. Presidente da Comissão de Segurança da Informação do TRE/PR.

                                                                                                                           


Guilherme Babora do Carvalhal:  

Bacharel em Direito pela Universidade Positivo, com especialização em Direito Civil e Empresarial na PUC-PR. Servidor do quadro efetivo, Coordenador de Fiscalização do Cadastro Eleitoral do TRE-PR.


Jamile Ton Kuntz: 

Bacharel em Direito pela PUC/PR, Especialista em Direito Público pela Univali, Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade Positivo, Assessora Jurídica da Corregedoria Geral Eleitoral.


 José Rodrigo Sade: 

Sócio do De Figueiredo Demeterco & Sade Sociedade de Advogados, onde é responsável pelo setor Contencioso Estratégico. Graduado em Direito pela PUC/PR. Pós-graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Direito Contemporâneo e aluno ouvinte da Harvard Law School. Membro substituto da Corte do TRE-PR, na classe de Jurista.


Leandro Souza Rosa: 

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Especialista em Direito Eleitoral. Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Paraná. Membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP. Membro fundador do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral – IPRADE.


Marcelo Quentin: 

É juiz de direito e juiz eleitoral no estado do Paraná; graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestrando em ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL); formador de magistrados credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM); membro eleito do Comitê Gestor de Gestão de Pessoas do TJPR; atuou como juiz auxiliar da presidência do TRE/PR na coordenação do processo da biometria; é coordenador e professor da Escola da Magistratura do Estado do Paraná (EMAP) no curso de pós-graduação e nos preparatórios para concursos públicos; professor da graduação e pós-graduação em Direito em diversas instituições; além de professor em preparatórios para concursos públicos; professor ainda na Academia de Direito Centro Europeu/PR e na Unipública Escola de Gestão Pública/PR; é consultor científico da Editora Appris; foi técnico judiciário e assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), onde atuou em diversas funções da Administração Pública como pregoeiro, presidente e membro de comissões de licitação, comissões de julgamento, defensor em processos administrativos disciplinares, secretário de câmaras do TJPR, entre outros; é autor e palestrante nas áreas do Direito e Concursos Públicos.


Mary Natsue Ogawa: 

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Mestre em Educação também pela PUC-PR. Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Projetos Educativos em âmbito educacional e não educacional pela PUC/PR, e também Especialista em Educação Especial pelo Centro Internacional de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (CIPPEX). Atuou como coordenadora de cursos de pós-graduação, como formadora em cursos de formação continuada para professores e pedagogos escolares na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Atualmente elabora materiais didáticos, livros e e-books, para instituições de ensino superior, ministra aulas para cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD, e desenvolve projetos de educação para a cidadania na Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR.


Michele de Almeida:

Bacharela em Informática. Servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina de 2006 a 2008. Servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná desde 2008. Coordenadora de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE/PR.


Mônica Dorotéa Bora: 

Procuradora Regional Eleitoral no Estado do Paraná - biênio 2021/2023. Procuradora Regional Eleitoral Substituta no Estado do Paraná - biênio 2019/2021.  Procuradora da República na Procuradoria da República no Estado do Paraná em Curitiba/PR. Ex-Juíza Federal - Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP


Mônica Miranda Gama Monteiro: 

Bacharel em Direito. Pós-graduada em Direito Processual Civil.  Secretária da Corregedoria Regional Eleitoral e ex-Diretora-Geral do TRE/PR.  Com mais de 30 anos de experiência na área pública, tem sua atuação voltada à gestão e assessoramento na área administrativa e jurídica, com foco em resultados e no atendimento ao cliente com qualidade.  Responsável pelo gerenciamento de projetos relacionados ao estudo e implantação de normas e diretrizes (orientação e fiscalização) dirigidas ao aperfeiçoamento dos serviços, racionalização e simplificação dos procedimentos, nas atividades desenvolvidas pela Corregedoria Regional Eleitoral e pelas zonas eleitorais do Estado do Paraná, em temas jurisdicionais ou administrativos, especialmente aqueles relacionados ao cadastro nacional de eleitores.                                       

 No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, atua como Titular de Ofício de Justiça na tramitação dos processos de competência da Corregedoria Regional; no planejamento e direção das atividades da Corregedoria Regional Eleitoral, inclusive as relacionadas à regularidade dos dados do cadastro de eleitores do Estado do Paraná;   no assessoramento jurídico e administrativo ao Corregedor Regional Eleitoral. Atuou na coordenação da implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe no 1º Grau de Jurisdição no Estado do Paraná.  Na Diretoria-Geral, entre outros projetos, atuou no  Planejamento das Eleições 2018, no Recadastramento Biométrico e Revisão do Eleitorado, na nacionalização do  Sistema Infodip (TSE-CNJ), na consolidação da Politica de Governança Institucional, bem como na promoção de estudos para mapeamento de processos,  implementação do teletrabalho e para construção do Parque Gerador de Energia Fotovoltaica e estúdio de produção audiovisual.

Mozar de Ramos: 

Graduado em Administração pela UNIFAE. Analista Transacional membro da UNAT BRASIL (União Nacional dos Analistas Transacionais). Especialista em Desenvolvimento Gerencial pela UNIFAE Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR. Professor na UNIFAE desde 2003, atualmente lecionando a disciplina de Gestão de Conflitos na pós-graduação. Coordenador de  Desenvolvimento e Saúde do TRE/PR.


Paulo Sergio Esteves: 

Bacharel em Direito pela PUC/PR. Pós graduado em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral. Servidor do TRE PR desde 1995. Lotado no Cartório da 1ª ZE de Curitiba de 2004 a 2013, atuando com registro de candidatos e prestação de contas na eleições Municipais. Desde 2018 como Coordenador da Coordenadoria de Contas Eleitorais e Informações Partidárias do TRE-PR. 


Rafael Pereira de Menezes:

Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e doutorado em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Atua como Analista Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná e como professor de Filosofia, Ética, Ciência Política, Direito Empresarial e Direito do Trabalho no Centro Universitário Campos de Andrade. É diretor de pesquisas acadêmicas do Instituto Federalista - IFBrasil, membro fundador do grupo Estudos Camus/PR - ECPR e integra o grupo de pesquisas avançadas em direito eleitoral e ciência política da EJE/PR. 

Roberto Ribas Tavarnaro: 

Ex-Juiz Membro Substituto da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.  Mestre em Direito (UNICURITIBA).  Pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral pela Universidade Positivo. Professor da disciplina de Direito Eleitoral da Graduação da UniSecal em Ponta Grossa-PR. Presidente da 10ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PR. Foi Diretor-Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná no período de xx a xx de 2022.


Solange Maria Vieira: 

Bacharela em Direito. Especialização em Direito Eleitoral. Servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná desde 1988. Secretária de Planejamento de Eleições e de Inovação do TRE/PR.